Sair e mochilar é só começar, acredite: há vantagens de viajar sozinho e hoje eu vou te explicar as principais

Se preferir, você pode assistir esse conteúdo em vídeo aqui no meu Instagram @keesinha.

Você já fez uma viagem solo? Confesso que é realmente necessário muita coragem e personalidade para encarar tal aventura. Também preciso admitir que o maior desafio é tomar a decisão e comprar o bilhete: o restante flui naturalmente – assim como as vantagens de viajar sozinha!

Viajar sozinho é abrir portas a experiências únicas e marcantes, que lhe farão desbravar destinos com uma perspectiva completamente diferente. Se você é uma pessoa que tem nutrido essa vontade no seu coração, seja bem-vindo ao time dos aventureiros!

Pode ser desafiador e muito amedrontador, não é todo mundo que tem coragem para conhecer as dores e vantagens de viajar sozinho. Maaas, na minha humilde opinião, todo mundo deveria fazer passar por isso, pelo menos uma vez na vida, pra ver o quanto é libertador! 

Por isso, selecionei essa lista pra você se inspirar e embarcar nessa também:

7 vantagens de viajar sozinho

1. Autonomia

Sabe aquelas perguntas: como, por que, com quem? Só você poderá responder dentro da sua viagem solo! Quantas vezes você já não teve que alinhar os seus planos com os de outra pessoa e muitas vezes estar em um roteiro que não é tanto a sua cara?

Agora imagine a autonomia de você poder escolher os lugares em que você vai, o ritmo que você faz a sua viagem, se você quiser parar em todos os cafés daquela cidade, daquele país,  você tem a liberdade de simplesmente ir onde você quiser!

Pelo menos pra mim, um roteiro adaptado às minhas vontades, aos meus desejos, àquilo que eu gosto de fazer, é incrível!

2. Facilidade em mudar os planos

Isso também entra um pouco na autonomia, mas, por exemplo, você tem um roteiro todo esquematizado. E chegou lá no momento, você não quer mais ir pra esse rolê. Se você quer outra coisa diferente, quer um dia mais tranquilo, quer um rolê mais histórico…

Aí, você tem essa liberdade pra mudar seus planos sem acabar criando conflito com as pessoas que estão viajando com você, e você é livre pra simplesmente querer fazer um caminho diferente, mudar o roteiro…

Pode mudar o que você quiser sem ter aquele aquele papo meio cansativo de tentar convencer a outra pessoa da sua ideia, e alinhar os planos e tal, então é muito bom por esse motivo também. T

3. Controle de gastos

Isso pra mim é incrível: para economizar, é muito melhor fazer isso viajando sozinho do que viajando com outras pessoas. Exatamente, por quê? Se pra você não é prioridade a gastronomia local, você pode comer um sanduíche na calçada e depois continuar o seu rolê. 

Eu mesma sou do tipo que gosta de andar mais, comer simples, mas também curtp conhecer tudo o que eu tiver direito pra conhecer. Tem gente que gosta de um rolê mais gastronômico, então vai gastar um pouquinho mais. 

Se eu for com essas pessoas, é possível que eu gaste muito mais do que eu gastaria num roteiro adaptado pra mim. Sem contar que você pode ficar num hostel baratinho, você paga ali só a sua diária, tudo muito barato.

E aí você pode escolher quanto você quer gastar, você define o seu orçamento e vai naquilo sem alterar nada se você quiser. Olha que maravilha!

4. Viajar sozinha ajuda a criar autoconfiança

Você terá que solucionar todos os problemas que surgirem durante a viagem. Isso dá um certo susto, mas na prática você vai ver o quanto é capaz de gerir todos esses problemas. 

Nada que eleve mais a nossa autoconfiança e também a nossa autoestima do que nos sentimos capazes, não é mesmo? 

E viajando com alguém a gente sempre quer deixar as responsabilidades pra outra pessoa… de carregar mala e não sei o que, agora viajando sozinho você tem que carregar isso, e eu tenho certeza que você vai dar conta e vai criar muita experiência. 

5. Conhecer novas pessoas e viver experiências intensas

Quando você viaja com alguém que já conhece, já conversa, geralmente o assunto de vocês e a viagem de vocês está centralizada na experiência que vocês tiveram. Vocês têm assunto, vocês vão conversar entre si e muitas vezes não dão abertura pra outras pessoas.

Viajar sozinho te deixa de certa forma vulnerável e te tira da zona de conforto, fazendo com que você consiga reparar e perceber mais em volta. Também te deixa mais acessível, é muito enriquecedor!

Quando você viaja sozinha, fica mais fácil para outro viajante chegar perto de você e ter uma abertura para trocar experiências. Afinal, é muito mais fácil abordar uma pessoa sozinha do que chegar no seu grupinho e se apresentar. 

Pode até acontecer, mas isso é muito mais fácil quando você viaja sozinho. E eu, por experiência própria, posso dizer que as melhores pessoas, as mais inspiradoras que  conheci foram em viagens.

6. Você tem a oportunidade de aprender quem você é e o que você gosta. 

Viajar sozinho é um mundo de autoconhecimento pra você saber o que realmente te atrai, o que realmente te deixa feliz.. Esse tempo consigo mesmo te conecta com os seus gostos, com a sua vontade.

E aí você começa a perceber o que você faz por causa de outras pessoas e o que realmente você faz porque é daquilo que você gosta. Você aprende muito mais sobre si mesmo do que qualquer outra coisa. 

Por isso que eu digo, gente, que vale muito a pena viajar sozinho!

7. Você obtém muito conhecimento sobre novas culturas viajando sozinho.

Seja porque você está mais aberto a novas experiências, ou porque sozinho, é obrigado a interagir com quem vive na cidade em que você está.

Além disso, como falei acima, você tem liberdade de escolher seus passeios e isso também possibilita que você aposte em museus e outros locais históricos. Fora que andar por aí à toa, se for o seu desejo, pode te levar a destinos incríveis! 

Tudo isso agrega conhecimento, história de vida e lembranças. 

Então, é isso, espero que esse conteúdo tenha sido aquele empurrãozinho que faltava pra você abraçar de vez essa experiência e fazer sua primeira viagem solo. 

E se você que já é um viajante experiente, deixe lá no meu Instagram @keesinha o seu relato da primeira vez que você viajou sozinho, como foi, pra essa galera ver que não é um bicho de sete cabeças e que realmente vale muito a pena. 

Um beijo e até a próxima!